BLOG LIBERTO

» Idealizada pelo Instituto Pauline Reichstul (IPR) em 2011, a Revista Liberto, em sua versão impressa, é uma publicação anual que veicula matérias de assuntos variados, mas cuja linha editorial pauta-se por abordar questões que perpassam a luta por justiça social, entendida aqui como justiça econômica, política e cultural. O tempo de desenvolvimento e o custo de produção de uma revista impressa, no entanto, fizeram com que o IPR acrescentasse à proposta da Liberto este blog. Neste espaço, pretendemos ampliar o alcance do debate acerca das questões levantadas pela publicação, podendo contar também com ferramentas multimídias, com a velocidade da atualização em suportes online e com um contato mais próximo com o leitor.  

 


Lembrar é resistir: Golpe nunca mais!

NOTA DO INSTITUTO PAULINE REICHSTUL SOBRE OS 51 ANOS DO GOLPE MILITAR

“Dentre os assassinatos levados a efeito pela Ditadura, figura o de PAULINE REICHSTUL (janeiro de 1973) revolucionária internacionalista, cujo nome orgulha e engrandece nosso Instituto”.

Por Fábio Chagas

Saiba mais

Cumprir o ECA e não reduzir a maioridade penal

O Instituto Pauline Reichstul (IPR) manifesta apoio irrestrito ao Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA) no rechaço frontal à postura oportunista e antidemocrática da PEC que propõe a redução da maioridade penal.

Por Fábio Chagas e Pedro Moreira

Saiba mais

A hora e a vez dos Direitos Humanos em Minas Gerais

A configuração político-ideológica do Congresso Nacional e a vigência de programas televisivos descompromissados com a democracia e os Direitos Humanos revelam uma sociedade aferrada a valores que represam o desenvolvimento de uma cultura mais democrática.

Por Fábio Chagas

Saiba mais

Justiça social garantida por lei

A construção da justiça social é complexa e requer várias formas de articulação, enfrentamento e luta política. Apesar do centro dessa construção ser a organização e mobilização social e popular, o foco das disputas varia de acordo com a conjuntura e calendário das instituições públicas e da sociedade civil.

Por Pedro Moreira

Saiba mais

O IPR E OS 10 ANOS DO BOLSA FAMILIA

No dia 15 de outubro de 2014, o Instituto Pauline Reichstul (IPR) participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) sobre os programas de transferência de renda e a importância na melhoria de qualidade de vida das famílias mais pobres de Minas Gerais e demais estados brasileiros.

por Renato Ramos da Silva

Saiba mais

ANDANÇAS DO IPR: ZÉ DO BALAIO

Carne de sol, farinha de mandioca (famosa!) e artesanato típico do Vale do Jequitinhonha, no Mercado Municipal de Almenara, os principais produtos se misturam a hortaliças, frutas, temperos e raízes, em uma profusão de cores e cheiros. Foi neste cenário que conhecemos Zé do Balaio.

Por Paula Lanza

Saiba mais

O ARTICULADOR DA RESISTÊNCIA

Frei e padre Carmelita, Gilvander Moreira tem como bandeira a defesa dos direitos humanos – em sua mais recente luta, denuncia o uso indiscriminado de agrotóxicos no interior de Minas Gerais.

[perfil publicado na Revista Liberto, número 3, de 2013]

por Jessica Soares

Saiba mais

PELO DIREITO HUMANO DE NASCER: A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASIL NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS

“Nada de politicamente útil acontece até que as pessoas comecem a dizer coisas nunca ditas antes, permitindo assim que visualizemos práticas novas, ao invés de apenas analisar as velhas” (Rorty, 1993).

[as imagens que ilustram esse artigo foram retiradas do projeto 1:4 Retratos da Violência Obstétrica, da fotógrafa  Carla Raiter]

Por Graziele Rodrigues Duda e Heloiza Egas

Saiba mais

DIREITOS HUMANOS, UM DEBATE DE CLASSES

Toda pessoa tem direitos inerentes à sua natureza humana, sendo respeitada sua dignidade e oportunidade de desenvolver seu potencial de forma livre, autônoma e plena.

[as fotos que ilustram este post são de Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro reconhecido internacionalmente pelos registros da miséria e do desamparo social]

Por Pedro Moreira

Saiba mais