Marcas da Memória: Memória Operária do Vale do Aço

Projeto empreendido pelo Instituto Pauline Reichstul (IPR) em parceria com a Associação dos Trabalhadores Anistiados, Autônomos, Liberais, Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (Atamig), e realizado com recursos do projeto Marcas da Memória, promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O projeto contemplou a criação do Centro de Documentação e Memória Operária e Popular da Região Metropolitana do Vale do Aço (CEDOC-Vale), o lançamento de um site e de um livro.

No dia 7 de outubro de 1963, a ação da Polícia Militar para conter um protesto em frente à Siderúrgica Usiminas findou-se em um saldo de oito trabalhadores mortos e 78 feridos. O episódio, conhecido como Massacre de Ipatinga, foi o ponto de partida para uma história de luta e opressão que se estendeu por toda a Ditadura Militar e marcou a região do Vale do Aço mineiro. Suas consequências perpetuam-se até os dias atuais na forma como constituiu-se o movimento operário na região.

Memória Operária do Vale do Aço – Movaço tem como objetivo lançar luzes tanto sobre o Massacre e seus desdobramentos mais imediatos quanto sobre a luta do movimento operário do Vale do Aço até os dias atuais, convertendo-se em instância permanente de resgate, análise e preservação dessa memória. O projeto contempla a criação do Centro de Documentação e Memória Operária e Popular  da Região Metropolitana do Vale do Aço (CEDOC-Vale), do site www.movaco.org.br e do livro Massacre de Ipatinga: quadro a quadro.

A etapa de implantação do CEDOC-Vale contou com a organização, a higienização, o acondicionamento e a digitalização de cerca de 20 mil documentos, além da capacitação de pessoas da região para trabalhar com estes arquivos.  O objetivo é preservar e divulgar a memória destes acontecimentos, auxiliar pesquisadores para que surjam novas indagações e descobertas e também converter-se em espaço de visitação, convivência e debate.

O lançamento do projeto foi no dia 18 de outubro de 2013, em conjunto com uma etapa da Caravana da Anistia realizada em Ipatinga.

 

Comentários

Comentários