Programa Água para Todos

Na cidade de Januária, nos distritos de Várzea Bonita, São Joaquim e Pandeiros, no Norte de Minas, mais de 800 famílias foram beneficiadas com a cisterna de placas. Com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, a tecnologia social proporciona às pessoas atendidas água potável para beber e cozinhar. O projeto foi executado por meio de convênio entre o IPR e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As famílias contempladas foram capacitadas durante todo o ano de 2013 para a utilização adequada das cisternas e para convivência com o semiárido. O curso de Gestão de Recursos Hídricos ensinou técnicas para maximizar os benefícios advindos da utilização da infraestrutura recebida. Os grupos atendidos também participaram de todo o processo de construção e receberam orientações para a manutenção da tecnologia social.

A ideia do projeto é aplacar os efeitos da pluviosidade irregular, característica da região do semiárido. Ao envolver e fortalecer a organização social, o projeto também melhora as condições de vida da população e propicia a sustentabilidade na região.

 

 

 

Comentários

Comentários