Programa Cisternas

Por meio de contrato de repasse com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e por intermédio do Programa Cisternas – integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – o IPR vai beneficiar mais de 2 mil famílias de Medina e região, com tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e para produção alimentar.

Já estão em construção 1.884 cisternas de placas distribuídas em três localidades do Vale do Jequitinhonha: Medina, Cachoeira do Pajeú e Comercinho. A previsão é que 50 pedreiros sejam capacitados, sendo uma média de 16 a 17 por município. Todas as famílias beneficiárias do programa têm como uma das contrapartidas a participação no curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), que também já está sendo realizado.

Desde o segundo semestre de 2013, o IPR conta com um escritório próprio em Medina, para atender a primeira fase do programa, que contempla a construção de 150 cisternas do tipo calçadão no município e região. As famílias já realizaram os cursos de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (Sisma). Cerca de 20 pedreiros das comunidades foram capacitados para construir as cisternas em parceria com os integrantes das famílias.

Além da cisterna-calçadão, a família ainda recebe um componente ou caráter produtivo, que no caso deste projeto é composto por 10 mudas de arvores frutíferas, 2kg de semente variadas e 1kg de sementes olerícolas, além do material para fazer os canteiros econômicos onde a família poderá potencializar a sua plantação de hortaliças.

 

Comentários

Comentários