PROJETOS CONCLUÍDOS

Promoção do Atendimento Humanizado ao Pré-Natal, Parto e Pós-Parto

Por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o IPR, via Centro de Referência em Direitos Humanos/Pauline Reichstul, está conduzindo o projeto Promoção do Atendimento Humanizado ao Pré-Natal, Parto e Pós-Parto. O projeto prevê atividades formativas, campanhas afirmativas e fomento à criação de redes para ampliar o debate, o entendimento e a prática do Parto Humanizado na cidade de Belo Horizonte.

Saiba mais

Ações Integradas da Economia Solidária

O projeto tem como objetivo a ação conjunta entre o município e o IPR, para desenvolver e implementar ações integradas de economia solidária, relacionadas à organização sociocomunitária, formação, assessoria técnica e organização da produção e comercialização solidárias, como estratégia de promoção de desenvolvimento local e territorial sustentável, visando à superação da extrema pobreza, no âmbito do Programa Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária do Município de Belo Horizonte.

Saiba mais

Assessoria ao Raízes da Mata

A Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata é um grupo de consumo que atua na cidade de Viçosa e região desde 2011. Vem se consolidando ao proporcionar aumento de renda para empreendimentos coletivos rurais e urbanos, por meio do acesso a uma forma alternativa de comercialização de seus produtos.

Saiba mais

Juventude na Real

O projeto visa a promoção da participação e do protagonismo de adolescentes na formulação de políticas públicas e mecanismos de controle social. Isso está sendo viabilizado por meio de capacitações para o debate e a deliberação junto aos órgãos competentes, ou seja, aqueles relacionados às políticas públicas voltadas para o público jovem. Dessa forma, a iniciativa contribui para o aperfeiçoamento da vida democrática nacional, ao estimular esse segmento da população para o exercício da democracia participativa.

Saiba mais

Escolinha de Rugby

As atividades da Escolinha de Rugby estão sendo realizadas desde agosto de 2014, e já atenderam 80 crianças e adolescentes do bairro São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte. Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), em parceria com o projeto Revolução Rugby (Clube BH Rugby), a iniciativa tem por objetivo a inclusão e reinserção social do público jovem proveniente de regiões carentes e menos favorecidas da Região Metropolitana.

Saiba mais

Centro de Referência em Direitos Humanos/Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em abril de 2014, o Centro de Referência em Direitos Humanos/Casa Guimarães Rosa se tornou um espaço de atendimento aos moradores e moradoras da região do Médio Paraopeba, onde estão localizados vários municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Betim, parte de Contagem, Ibirité, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Esmeraldas, Mário Campos e Brumadinho, entre outros, tendo como sede o município de Betim.

Saiba mais

Programa Uma Terra e Duas Águas

Desde meados de 2014, o IPR conta com um escritório regional na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, para a implementação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) na região. O projeto vai beneficiar 203 famílias da zona rural do município e nos distritos de Rubim e Mata Verde. Ao todo, serão construídas 64 cisternas-calçadão, 116 cisternas-enxurrada e 23 barreiros trincheira, até 2015. A iniciativa é fruto de contrato de prestação de serviços firmado entre o Instituto e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC).

Saiba mais

Programa Água para Todos

Na cidade de Januária, nos distritos de Várzea Bonita, São Joaquim e Pandeiros, no Norte de Minas, mais de 800 famílias foram beneficiadas com a cisterna de placas. Com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, a tecnologia social proporciona às pessoas atendidas água potável para beber e cozinhar. O projeto foi executado por meio de convênio entre o IPR e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Saiba mais

Marcas da Memória: Memória Operária do Vale do Aço

Projeto empreendido pelo Instituto Pauline Reichstul (IPR) em parceria com a Associação dos Trabalhadores Anistiados, Autônomos, Liberais, Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (Atamig), e realizado com recursos do projeto Marcas da Memória, promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O projeto contemplou a criação do Centro de Documentação e Memória Operária e Popular da Região Metropolitana do Vale do Aço (CEDOC-Vale), o lançamento de um site e de um livro.

Saiba mais

Projovem Trabalhador

Trata-se de um projeto que objetiva a formação e a capacitação, a fim de promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens que vivem no meio rural, na região do semiárido mineiro (Norte e Nordeste de Minas), em situação de vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Esta é uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE) de Minas Gerais.

Saiba mais

Capacitação de lideranças [Pindorama]

O objetivo central do Programa de Capacitação e Mobilização Social para Áreas de Desenvolvimento Social é viabilizar oportunidades de geração de renda e capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho, a partir da construção de processos formativos e produtivos que fortaleçam a qualificação profissional de mulheres da Região Noroeste de Belo Horizonte. A ideia é promover ações de sustentabilidade organizacional que visam combater a vulnerabilidade social.

Saiba mais

Capacitação de Lideranças [Funcesi]

Nos anos de 2011 e 2012, o IPR realizou capacitações de lideranças comunitárias nos municípios de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Santa Rita Durão, Rio Piracicaba, Mariana e Ouro Preto, para o Programa Atitude Ambiental, da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Saiba mais

Projetos de 1999 a 2010

Em sua primeira década de existência, o IPR empreendeu diversos projetos, sobretudo voltados à valorização do empreendedorismo juvenil. Ainda que o entendimento e as tecnologias do investimento em projetos sociais fosse diverso do que temos nos dias atuais, nesses anos o IPR já consolidava o seu propósito de elaborar, planejar e executar projetos e programas voltados ao desenvolvimento justo e solidário das comunidades onde atua.

Saiba mais

Filtrar projetos

Todos os projetos         Projetos concluídos         Projetos em execução