PROJETOS

Filtrar projetos

Todos os projetos         Projetos concluídos         Projetos em execução

Promoção do Atendimento Humanizado ao Pré-Natal, Parto e Pós-Parto

Por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o IPR, via Centro de Referência em Direitos Humanos/Pauline Reichstul, está conduzindo o projeto Promoção do Atendimento Humanizado ao Pré-Natal, Parto e Pós-Parto. O projeto prevê atividades formativas, campanhas afirmativas e fomento à criação de redes para ampliar o debate, o entendimento e a prática do Parto Humanizado na cidade de Belo Horizonte.

Saiba mais

Ações Integradas da Economia Solidária

O projeto tem como objetivo a ação conjunta entre o município e o IPR, para desenvolver e implementar ações integradas de economia solidária, relacionadas à organização sociocomunitária, formação, assessoria técnica e organização da produção e comercialização solidárias, como estratégia de promoção de desenvolvimento local e territorial sustentável, visando à superação da extrema pobreza, no âmbito do Programa Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária do Município de Belo Horizonte.

Saiba mais

Assessoria ao Raízes da Mata

A Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata é um grupo de consumo que atua na cidade de Viçosa e região desde 2011. Vem se consolidando ao proporcionar aumento de renda para empreendimentos coletivos rurais e urbanos, por meio do acesso a uma forma alternativa de comercialização de seus produtos.

Saiba mais

Rede COOPES – RMBH

O projeto Rede de Cooperação de Empreendimentos de Economia Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Rede Coopes) prevê o fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) articulados em redes de cooperação já existentes, nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Por meio de ações que qualificam as articulações das redes de alimentação, confecção e cosméticos, higiene e limpeza, busca-se a melhoria na qualidade da gestão das cadeias produtivas e no acesso a mercados institucionais e cadeias curtas de comercialização, bem como o fomento à articulação das mulheres empreendedoras.

Saiba mais

Juventude na Real

O projeto visa a promoção da participação e do protagonismo de adolescentes na formulação de políticas públicas e mecanismos de controle social. Isso está sendo viabilizado por meio de capacitações para o debate e a deliberação junto aos órgãos competentes, ou seja, aqueles relacionados às políticas públicas voltadas para o público jovem. Dessa forma, a iniciativa contribui para o aperfeiçoamento da vida democrática nacional, ao estimular esse segmento da população para o exercício da democracia participativa.

Saiba mais

Escolinha de Rugby

As atividades da Escolinha de Rugby estão sendo realizadas desde agosto de 2014, e já atenderam 80 crianças e adolescentes do bairro São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte. Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), em parceria com o projeto Revolução Rugby (Clube BH Rugby), a iniciativa tem por objetivo a inclusão e reinserção social do público jovem proveniente de regiões carentes e menos favorecidas da Região Metropolitana.

Saiba mais

Centro de Referência em Direitos Humanos/Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em abril de 2014, o Centro de Referência em Direitos Humanos/Casa Guimarães Rosa se tornou um espaço de atendimento aos moradores e moradoras da região do Médio Paraopeba, onde estão localizados vários municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Betim, parte de Contagem, Ibirité, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Esmeraldas, Mário Campos e Brumadinho, entre outros, tendo como sede o município de Betim.

Saiba mais

Programa Uma Terra e Duas Águas

Desde meados de 2014, o IPR conta com um escritório regional na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, para a implementação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) na região. O projeto vai beneficiar 203 famílias da zona rural do município e nos distritos de Rubim e Mata Verde. Ao todo, serão construídas 64 cisternas-calçadão, 116 cisternas-enxurrada e 23 barreiros trincheira, até 2015. A iniciativa é fruto de contrato de prestação de serviços firmado entre o Instituto e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC).

Saiba mais

Assessoria para a COOPAE

A Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros (Coopae) reúne cerca de 20 famílias que extraem polpa de pequi, caju, cajuí e cagaita, para a feitura de conservas e doces, e coletam no campo a fava d’anta, de onde se extrai a rutina, substância com propriedades medicinais amplamente utilizada por laboratórios nacionais e estrangeiros. Retiram ainda mel de aroeira, óleo e castanha de pequi e óleo de semente de sucupira. O pequi colhido também serve para fazer farofa e tempero, e o jenipapo é transformado em licor e xarope.

Saiba mais

Programa Água para Todos

Na cidade de Januária, nos distritos de Várzea Bonita, São Joaquim e Pandeiros, no Norte de Minas, mais de 800 famílias foram beneficiadas com a cisterna de placas. Com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, a tecnologia social proporciona às pessoas atendidas água potável para beber e cozinhar. O projeto foi executado por meio de convênio entre o IPR e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Saiba mais

Marcas da Memória: Memória Operária do Vale do Aço

Projeto empreendido pelo Instituto Pauline Reichstul (IPR) em parceria com a Associação dos Trabalhadores Anistiados, Autônomos, Liberais, Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (Atamig), e realizado com recursos do projeto Marcas da Memória, promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O projeto contemplou a criação do Centro de Documentação e Memória Operária e Popular da Região Metropolitana do Vale do Aço (CEDOC-Vale), o lançamento de um site e de um livro.

Saiba mais

Projovem Trabalhador

Trata-se de um projeto que objetiva a formação e a capacitação, a fim de promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens que vivem no meio rural, na região do semiárido mineiro (Norte e Nordeste de Minas), em situação de vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Esta é uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE) de Minas Gerais.

Saiba mais

Capacitação de lideranças [Pindorama]

O objetivo central do Programa de Capacitação e Mobilização Social para Áreas de Desenvolvimento Social é viabilizar oportunidades de geração de renda e capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho, a partir da construção de processos formativos e produtivos que fortaleçam a qualificação profissional de mulheres da Região Noroeste de Belo Horizonte. A ideia é promover ações de sustentabilidade organizacional que visam combater a vulnerabilidade social.

Saiba mais

Capacitação de Lideranças [Funcesi]

Nos anos de 2011 e 2012, o IPR realizou capacitações de lideranças comunitárias nos municípios de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Santa Rita Durão, Rio Piracicaba, Mariana e Ouro Preto, para o Programa Atitude Ambiental, da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Saiba mais

Projetos de 1999 a 2010

Em sua primeira década de existência, o IPR empreendeu diversos projetos, sobretudo voltados à valorização do empreendedorismo juvenil. Ainda que o entendimento e as tecnologias do investimento em projetos sociais fosse diverso do que temos nos dias atuais, nesses anos o IPR já consolidava o seu propósito de elaborar, planejar e executar projetos e programas voltados ao desenvolvimento justo e solidário das comunidades onde atua.

Saiba mais