Assessoria ao Raízes da Mata

A Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata é um grupo de consumo que atua na cidade de Viçosa e região desde 2011. Vem se consolidando ao proporcionar aumento de renda para empreendimentos coletivos rurais e urbanos, por meio do acesso a uma forma alternativa de comercialização de seus produtos.

A Raízes da Mata é uma inciativa fruto da parceria de projetos de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que possuem como princípios básicos a agroecologia e a economia solidária. Destacam-se os grupos Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), APETI Agroflorestas, Grupo de Agricultura Orgânica (GAO) e Saúde Integral em Permacultura (Sauipe). Outros agentes são igualmente importantes no processo de construção da Rede, como o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Zona da Mata e o Instituto Pauline Reichstul (IPR).

A Rede é composta por aproximadamente 25 produtores e produtoras que vivem da agricultura familiar e da produção solidária, entre produtores individuais, associações e cooperativas, atingindo diretamente centenas de beneficiários. Semanalmente, são ofertados cerca de 200 produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros até produtos de padaria, higiene e limpeza.

A iniciativa conta ainda com 569 consumidores cadastrados que buscam um meio alternativo de consumir, de forma solidária, segura e sustentável. A rede, ao resignificar a relação entre consumidores e produtores, consolida o conceito de prosumidores, um termo que diz respeito à produção e ao consumo sustentável, bem como à maior aproximação e diálogo entre quem produz e quem consome, a fim de fomentar um novo sistema econômico baseado na solidariedade.

O IPR apoia a iniciativa por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Entre os benefícios gerados até o momento, destacam-se o suporte a intercâmbios e oficinas promovidos pela Raízes da Mata, aquisição de vestuário e itens de apoio à comercialização e divulgação da rede, e a disponibilização de um veículo para as atividades do projeto.

Além das ações realizadas com a Raízes da Mata, o IPR está presente com ações exclusivas para um dos grupos que compõem a rede: o Assentamento Olga Benário, localizado na cidade de Visconde do Rio Branco. Nessa atuação, já foram disponibilizados às famílias assentadas um trator, que permite qualificar o preparo e o manejo da terra, bem como outras atividades relacionadas ao cultivo agrícola em geral. Também foi instalada no assentamento uma padaria comunitária, suprindo um déficit estrutural na produção de pães, bolos, biscoitos e outros produtos similares.

 

Comentários

Comentários