Rede COOPES – RMBH

O projeto Rede de Cooperação de Empreendimentos de Economia Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Rede Coopes) prevê o fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) articulados em redes de cooperação já existentes, nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Por meio de ações que qualificam as articulações das redes de alimentação, confecção e cosméticos, higiene e limpeza, busca-se a melhoria na qualidade da gestão das cadeias produtivas e no acesso a mercados institucionais e cadeias curtas de comercialização, bem como o fomento à articulação das mulheres empreendedoras.

A iniciativa envolve visitas de mapeamento e cadastramento de mais de 40 empreendimentos localizados na RMBH, realização de seminários formativos, organização de reuniões de articulações dos empreendimentos e das redes, e suporte para realização de feiras. Além disso, o IPR oferece ações de capacitação e assessoria técnica, voltadas para a criação de canais permanentes e diretos de comercialização, visando a melhoria na geração de renda, profissionalização das ações desenvolvidas pelos EES e na qualidade de vida de seus participantes.

Entre as entidades parceiras, estão o Instituto Marista de Solidariedade, a Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego – MG, além de universidades públicas, associações e entidades sem fins lucrativos com interesse nessa temática, bem como prefeituras municipais, através dos Centros Públicos de Economia Solidária de Belo Horizonte e Contagem.

O projeto teve início em janeiro de 2014 e tem duração de 30 meses.

Comentários

Comentários